Etapa Borel aconteceu no dia 29 de março com a presença de autoridades

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Aconteceu neste domingo, 29 de março, a primeira etapa do Projeto de Braços 2015, os moradores do Borel, e de outros bairros do Rio de Janeiro participaram das corridas de 10km e 5km que largaram às 7h30 na frente do CIEP.

O secretario de segurança pública do Rio de Janeiro, José Mariano Benincá Beltrame e o subprefeito da Grande Tijuca, Marcio Ribeiro, estiveram no evento para prestigiar o Projeto e dar sua palavra de apoio para as ações que ocorreram na comunidade.

“O Projeto de Braços Abertos é muito importante para essa integração da cidade e dos moradores de todos os bairros. Os atletas que não conhecem a comunidade tem  a oportunidade de ver a realidade  dos moradores do local e saber como eles vivem, como eles são receptivos a essas ações”, comentou José Mariano Beltrano.

“O Projeto de Braços Abertos só engrandece a região da Tijuca e queremos que continue por muito tempo”, disse o subprefeito Marcio Ribeiro.

Nos 5km e 10km masculino os atletas Eduardo Paiva da Silva e Antônio José Golçalves da Silva conquistaram  o bicampeonato da prova, repetindo o primeiro lugar de 2014.

“Sou do interior de Minas Gerais onde treino sempre nas montanhas. Isso me ajuda a superar as subidas duras do percurso aqui no Borel. Além de ganhar ainda consegui melhorar em dois minutos meu tempo. Estou muito feliz”, contou Antônio José Gonçalves da Silva.

Entre as mulheres Ana Paula do Nascimento também venceu pelo segundo ano consecutivo a prova do Borel.

“Já tinha ganhado no Projeto em Jacarezinho e na Rocinha mas o percurso no Borel é mais difícil.A parte mais difícil foi da chegada nos últimos metros com uma descida bem complicada”, comentou Ana Paula do nascimento.

Como é de tradição, o projeto transcende o esporte e contempla a integração social da comunidade por meio de oficina de capacitação profissional e os concursos Grafite seu Esporte – liderado pelo grafiteiro Lamarca – e Fotografe essa Ideia, que premia as três melhores fotos tiradas durante a etapa.

O projeto

​Iniciado em 2012, o Projeto de Braços Abertos – que usa o esporte como plataforma de integração e que já teve passagens por comunidades como Rocinha, Borel, Manguinhos, Maré, Jacarezinho, Vidigal e Santa Maria.

Na área de capacitação profissional houve o treinamento para os jovens. A equipe foi formada por moradores da comunidade, com o objetivo de proporcionar novas experiências para a população local.

O Projeto de Braços Abertos é organizado pelo Instituto XTERRA e tem o patrocínio da Light e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer via Lei de Incentivo ao Esporte. O evento conta apoio da ainda com Maçã Turma da Mônica, Mizuno e Comando de Polícia Pacificadora (UPP) e promoção da Globo e Eu Atleta.