O Projeto

Desde 2012 o Projeto de Braços Abertos ocorre nas comunidades do Rio de Janeiro, visando a integração, inclusão e igualdade ao conectar diferentes grupos sociais em prol de uma cidade sem barreiras. Com mais de 10 anos de história de 27 etapas realizadas em comunidades como Vidigal, Rocinha, Santa Marta, Borel, Caju, Manguinhos e Jacarezinho, o Projeto de Braços Abertos promove transformação através do esporte e da cultura.

Mais de 125 mil atletas e espectadores já participaram do projeto, 6 mil crianças envolvidas, 3 mil moradores capacitados profissionalmente, 2 mil staffs locais contratados e mais de 25 mil toneladas de alimentos doados para as comunidades participantes!

Em 2023, com patrocínio da Enel  através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto realizará 4 etapas agregando ainda mais atividades para população com Casa Enel

As corridas do Projeto de Braços Abertos geram transformação através do esporte, incentivando uma vida mais saudável e um ambiente de integração ao quebrar barreiras e unir a sociedade, possibilitando pessoas de locais distintos conhecerem outros no Rio de Janeiro.

Os percursos para os adultos são em torno de 5km, e passam por ruas do bairro. Todos ganham camisa, número de peito, e ao completar a corrida ganham, também, boné e medalha.

Já para a criançada, o Projeto tem a Mini Corrida, uma prova aberta aos pequenos atletas com idades de 1 a 14 anos, que podem dar seus primeiros passos rumo ao esporte e à saúde. As distâncias variam de acordo com a idade, e as largadas são dadas em baterias.

Casa Enel

Ao longo de cada etapa teremos diversas atividades esportivas, como treinão de corrida, futebol freestyle, breaking dance, circo, oficinas de grafite e fotografia, serviços Enel e muito mais.

Clique abaixo e confira o calendário e atrações

A participação nas corridas para adultos e crianças do Projeto de Braços Abertos é gratuita, com inscrição solidária mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis* no ato da retirada do kit. Todos os alimentos arrecadados são destinados a instituições locais das comunidades em que o Projeto atua.

*exceto fubá e sal

Com o objetivo de proporcionar novas experiências e oportunidades, o projeto capacita os moradores de cada local que possuem interesse em trabalhar no evento.

Todos os selecionados recebem treinamento voltado para eventos esportivos, e ao fim do trabalho ganham certificado e remuneração. As áreas de atuação são: atendimento aos atletas, suporte de percurso, montagem de kits, gerenciamento do guarda-volumes, coordenação de pós prova, entre outras.

Os cursos de capacitação acontecem na Casa Enel e tem duração de 5 horas, divididas em dois dias nos finais de semana que antecedem ao evento. Os interessados devem se inscrever no próprio local, na data divulgada pela organização e é necessário apresentar o documento comprovando que o morador é residente da localidade da etapa em questão.

O programa Staff Local é uma parceria da X3m com a ONG Gente Brasil, responsável por ministrar os cursos de capacitação de todas as etapas do projeto.

Em paralelo as outras atividades da Casa Enel, acontece o Grafite seu Esporte, uma ação que busca a revitalização de muros e áreas degradadas da comunidade por meio da grafitagem, criando uma galeria a céu aberto.

Com o auxílio de um profissional contratado, jovens da comunidade tem a chance de expressar a sua arte e contribuir para a valorização da cultura local.

Uma ação que tem como objetivo divulgar os espaços locais através do olhar dos participantes, expondo diferentes ângulos da comunidade, e estimular a cultura e abrir portas a jovens talentos. 

Teremos uma oficina de fotografia na Casa Enel e no dia da corrida todos estão livre para fotografar e  concorrerem a prêmios especiais por meio de um concurso cultural.

*Consulte a página de cada etapa para maiores informações, como prazos para postagem das fotos, # a ser utilizada, duração da votação e data da divulgação dos resultados.

O programa “Adote um Atleta” tem como objetivo incentivar a prática esportiva e dar suporte aos atletas das comunidades com produtos e treinos específicos supervisionados por profissionais da área. Os primeiros colocados nas corridas, no feminino e masculino, da categoria comunidade de cada etapa recebem apoio esportivo.

”O ‘Adote’ foi muito importante na minha vida e me ajudou bastante. Estou treinando segundas e quartas em Copacabana. A cada dia me sinto mais capacitada a correr, inclusive cabei de me inscrever em mais uma corrida. Sempre em busca da vitória, ficando sempre entre as 3 primeiras colocadas” – Maria Rocha, moradora do Borel e vencedora da etapa em 2016 na categoria Comunidade