Da obesidade às ultramaratonas: conheça a história de Rafael Costa

Em 2015 o produtor cultural Rafael dos Santos Costa pesava 85 kg e parecia estar direcionado à obesidade mórbida. Aos 31 anos, ele andava desmotivado e sem pensar em resgatar o bem-estar, apenas por acomodação. O sedentarismo era constante e o acúmulo dos indesejáveis pneuzinhos era notável. Rafael conheceu o projeto De Braços Abertos em junho daquele ano, e, já incomodado com o sobrepeso, resolveu fazer a inscrição. Ele ainda não sabia, mas a partir deste dia sua vida teria mais qualidade e seu corpo o agradeceria eternamente.

“Há dois anos conheci o De Braços Abertos e participei para comprovar como estava e em quanto tempo conseguiria terminar o trajeto do Vidigal. Completei a prova em 43 minutos, muito acima do peso ideal, com 86 kg. Adorei o clima e a sensação da corrida. Aí uma ‘chave virou’ em minha cabeça e passei a praticar o esporte. Hoje sou ultramaratonista, já participei de umas três maratonas, umas dez meias e agora tenho foco, minha vida é outra. A mulher agradece também”, comenta Rafael, com bom humor.

Rafael atualmente pesa 70 kg e revela não ter perdido apenas o peso. O produtor também deixou para trás a ideia que tinha sobre outras comunidades. “Conheci outras áreas, que antes eu até achava que eram de uma realidade totalmente diferente do que vi. Nunca tinha ido ao Caju ou Jacarezinho, por exemplo. Nem pensava em ir. Hoje dou ainda mais valor ao projeto por isso, ele quebra barreiras, agrega algo. É um evento que abraça e torço para não acabar nunca, pois ainda quero correr com meu filho no dia que tiver um”, confessa.

Rafael Costa em atividade em 2017

Rafael é apenas mais um dos diversos casos de superação encontrados no De Braços Abertos. Totalmente gratuito, o projeto já teve mais de 80 mil competidores desde sua primeira aparição, em 2012. No próximo dia 16 de julho, a 22° etapa será na Rocinha, com largada às 8h em frente ao Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *